Nosso Ano

Nosso Ano

Total de visualizações de página

domingo, 6 de novembro de 2011

CORAÇÃO DE SERVO


O que você entende gera sentimento que resulta em atitude.
O que há no coração de um servo que produz atitudes exemplares revelando o caráter de Deus?
Muitas pessoas sempre sonharam em atingir maioridade que em nosso caso é de 18 anos de idade. Esse sonho dá as pessoas alguns direitos na sociedade e família, ou seja, liberdade da maturidade. Mas o fato é que a vida continua após os 18 anos e é ai que está o perigo de alguns se esquecerem de contar e achar que terão 18 anos para sempre, a grande verdade é que a vida não para e a maturidade vai evoluindo e os anos passam. Tem alguns de 30, 40 ou 50 anos que possui uma pessoa de 18 anos dentro deles porque não quiseram crescer estão fugindo do crescimento e o alvo é crescer e em nosso caso é crescer no princípio bíblico do serviço cristão ao próximo e automaticamente a Deus.
Fugir e viver egoisticamente em uma linha de comodismo e conforto não é sábio porque a maturidade exige crescimento contínuo, o crescimento não para, e na vida espiritual dentro do propósito de Deus também não pára e é continuado. Mas alguns cristãos estão dispostos a crescerem até o ponto da conveniência e até a linha do comodismo e do prazer egoísta humano. Nesse princípio do serviço cristão é do mesmo modo, alguns querem crescer até certo ponto e depois não querem mais porque foge da linha da segurança e do comodismo.
Esta frase revela muita coisa: “Não sirvo para ser amado, sirvo porque eu amo”. O ponto de crescer para o serviço cristão até a linha de comodismo por conveniência pode revelar uma atitude de procura por afirmação do ego e não algo genuíno para Deus.
Quero desafiar você a servir como Cristo no texto de Mateus 26:36-46. Aqui Jesus está no Jardim do Getsemani com alguns discípulos pouco antes de ser traído e preso, estava com uma tristeza tão profunda que sentia a morte. E Jesus orou três vezes e voltou encontrando os discípulos dormindo. Mas o que quero chamar sua atenção é que Jesus declarou uma frase interessante e que revela o seu coração de servo nessa atitude. “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: Meu Pai se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Versículo 39
Jesus orou três vezes aqui nesse momento e nas três voltou e encontrou os discípulos dormindo. Aqui eu vejo 4 características do coração de um servo que está no coração de Jesus e olhando para bíblia na história de Jesus e de alguns personagens bíblicos podemos detectar essas marcas no coração de quem serve de verdade.
1.       O coração de servo está pronto para RENUNCIAR.
Vida de renuncia revela o que é verdadeiramente um servo. Renunciar é Abrir mão de, desistir da posse de, deixar voluntariamente. Jesus renunciou sua glória para viver como homem entre nós e nos ensinar o que é verdadeira renuncia. A questão é se estamos prontos para renunciar e abrir mão de coisas que nos satisfazem para servir voluntariamente ao propósito de Deus para nós.

2.       O coração do servo possui FOCO definido.
Foco definido é outra característica. Foco é centro de convergência, lugar de onde emana algo. Jesus tinha um foco e o foco era ir para a cruz. A cruz era o ponto de onde Jesus tirava forças para continuar porque ele definiu aonde chegar e sabia que chegando lá no ato da crucificação toda humanidade seria abençoada e livre do pecado e do inferno. Que foco nos fortalece para continuar? Este é o ponto principal, há aqueles que não possuem foco na vida e acabam vivendo uma vida medíocre sem sair do ponto abaixo da média normal de vida. Jesus teve foco e eu devo focar minha vida no serviço que Deus tem para mim.

3.       O coração do servo está pronto para obedecer.
Jesus perguntou em oração para Deus se havia alguma outra forma de salvar os humanos porque estava difícil aquele momento. Mas decidiu fazer a vontade do pai e não a própria vontade. Creio que esta é uma chave de maturidade cristã em relação ao serviço, disposição de fazer a vontade de Deus em obediência, fazer a vontade de Deus independente se é fácil ou não, ter coragem para ir até o fim em obediência. Deixar a covardia e a rebelião e dobrar o coração a vontade de Deus ainda que custe a vida no caso de Jesus ali no Jardim. Obediência não é gostar e sim dobrar o coração ainda que minha vontade seja outra.

4.       O coração de servo está pronto para SACRIFICAR.
Sacrifício é ceder sem benefício imediato, oferta a divindade. Veja o que disse o Apostolo Paulo sobre o sacrifico pós Jesus na igreja primitiva para os romanos. “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. Romanos 12:1 e 2
Jesus estava pronto para sacrificar a vida em favor da humanidade em serviço ao pai. Agora imagine comigo quantos estão prontos para sacrificar tempo, trabalho e dinheiro em serviço ao próximo em nossos dias? Creio que devemos ser como Jesus, deixar nosso comodismo e estar pronto para servir nosso próximo em Amor sacrificial.

Como você pode saber se possui coração de servo?

Servimos a Deus quando servimos os outros.
Rick Warren

       Ser servo significa desistir do direito de controlar a sua agenda e permitir que Deus a interrompa sempre que precisar.
       Os verdadeiros servos prestam atenção às necessidades.
       Os verdadeiros servos fazem o melhor que podem com o que têm na mão.
       Os verdadeiros servos fazem qualquer tarefa com igual dedicação.
       Os verdadeiros servos são fiéis ao seu ministério.
       Os verdadeiros servos mantêm a discrição. (Não trabalham para receber elogios)

Concluindo: Esteja pronto para entender em sua mente que Jesus serviu com grande renuncia, focado no plano de Deus disposto a obedecer até as ultimas conseqüências, pronto para sacrificar em favor da vontade de Deus. E você esta disposto a viver uma vida de renuncia, focado na vontade do pai, disposto a obedecer e sacrificar saindo da vida de comodismo e correndo em direção ao crescimento e maturidade no princípio bíblico do serviço?

Para refletir:
Você tem renunciado alguma coisa para servir a Deus? O que é?
Você precisa renunciar algo hoje para crescer em Deus no serviço Cristão?
Você tem um foco de vida ou atira para todo lado sem acertar em nada?
Defina um foco de serviço a Deus em sua vida.
Você está andando em obediência mesmo que a vida cristã esteja difícil nestes dias?
Decida obedecer a Deus em tudo.
Você entende que serviço a Deus é sacrifício ou pensa que servir a Deus é como estar em um parque de diversões ou passear em um shopping?
 Decida servir a Deus mesmo que custe para você.

Um comentário:

  1. Olá desejo que o Senhor continue abençoando este trabalho. abraços fique na paz do Senhor Jesus.
    www.mensagensedificantes.com

    ResponderExcluir