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segunda-feira, 5 de julho de 2010

MARCAS DE IGREJAS QUE MAIS CRESCEM.









1. Liderança capacitadora: O líder da igreja vê seu ministério, acima de tudo, em capacitar outros cristãos para o serviço.
2. Ministérios orientados pelos dons: Os cooperadores realizam os seus ministérios nas igrejas de acordo com seus dons ministeriais. Deste modo: a) os cooperadores têm mais prazer e alegria na realização do serviço para Deus; b) o serviço que realizam é mais eficaz; c) isto corresponde ao plano de Deus.
3. Espiritualidade contagiante: A vida espiritual dos membros da igreja é caracterizada pela consagração, por vida intensiva de oração e grande elã, vivência da fé com dedicação, paixão, fogo e com entusiasmo. Não importa qual o estilo de espiritualidade da igreja (pentecostal, carismático ou conservador).
4. Estruturas funcionais: Todas as estruturas e programas são concebidos visando à sua utilidade para edificação da igreja. O que não é útil é abolido ou modificado. O tradicionalismo, tão presente em nossas igrejas, tem influência negativa muito forte sobre o crescimento e também sobre a qualidade de uma igreja.
5. Culto inspirador: Não importa qual a forma de culto, eles são vivenciados como uma "experiência inspiradora".
6. Grupos familiares: Há um sistema de grupos pequenos: grupos familiares ou células, nos quais cada cristão pode encontrar apoio e abrigo para o seu crescimento espiritual. É neste contexto que os cristãos com seus dons, aprendem naturalmente a servir os outros participantes do grupo. Os grupos podem planejar a multiplicação, devido à produção constante de novos líderes.
7. Evangelização orientada para as necessidades: Na igreja o evangelho é pregado de uma forma que se relaciona com as perguntas e as necessidades das pessoas.
8. Relacionamentos marcados pelo amor fraternal: Igrejas que crescem têm um quociente de amor mais elevado que aquelas que não crescem. A quantidade de amor em uma igreja pode ser medida ao avaliarmos atitudes reais de pessoas para com pessoas, e o tempo gasto entre os irmãos fora das atividades da igreja. Ex. Quantas pessoas e quantas vezes você tem convidado alguém para uma refeição ou um cafezinho em sua casa?
A conclusão é que: "Toda igreja que quiser crescer em qualidade e quantidade precisa ter todas essas oito marcas".


Fontes: O Desenvolvimento Natural da Igreja e Aprendendo a Amar de Christian Schwarz. O autor obteve autorização da Editora Evangélica Esperança, de Curitiba, para citar esses dados neste artigo.

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