Nosso Ano

Nosso Ano

Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cuidar é importante


Escrituras:
Pois não deixei de lhes anunciar todo plano de Deus. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio filho.
Atos 20:27 e 28

Observação:
Paulo aqui reúne os lideres e faz um discurso final dizendo que cumpriu sua missão de anunciar todo plano de Deus a eles, porque iria viajar e deixar o povo ali. Ele pede que os lideres agora cuide do grupo e da própria vida também enfatizando que o Espírito Santo entregou o povo aos cuidados deles e que eram responsáveis pelo cuidado do povo assim como um pastor cuida de suas ovelhas. O Apostolo aqui ensina que os lideres são pessoas colocadas por Deus para cuidar utilizando a figura do pastor com ovelhas e que são pastores da igreja de Deus nessa terra. A igreja é o povo que teme e ama a Deus comprados pelo próprio sangue de Jesus Cristo o filho de Deus e Paulo instrui para assim terem um zelo pelo povo. A responsabilidade dos lideres era cuidar bem do povo porque agora ele estava de partida e não voltaria mais naquele lugar, foi uma despedida com delegação de responsabilidades, a maior delas era o cuidado das pessoas, isso quer dizer que o cuidado do povo por parte dos lideres é muito importante.

Aplicação:
Deus coloca pessoas para cuidarem umas das outras e isso é saudável fazendo parte do plano dele para com a humanidade. Temos responsabilidades uns com os outros e devemos cuidar uns dos outros. Ser igreja é o povo de Deus ter o compromisso de cuidar um do outro andando para servir no cuidado. A consciência de que Jesus morreu dando seu sangue pelo povo de Deus deve estar na vida de qualquer cristão e a questão é onde está meu rebanho para eu cuidar? Certamente Deus através do Espírito Santo mostrará onde está o rebanho que ele mesmo colocou ao nosso cuidado. Em nossa vida recebemos de Deus algumas mensagens para passar aos outros e devemos fazer isso de forma total e não negligenciar nossa parte. Se falharmos em nossa parte os conselhos de Deus para esta geração não estarão completos. Eu devo seguir o modelo de Paulo e cumprir toda minha missão com aqueles que o próprio Deus coloca em minhas mãos. Deus espera de cada um o zelo e disposição para cuidar das pessoas ao nosso redor como fossemos pastores e as pessoas ovelhas. Este é o relacionamento da igreja do Senhor, andar com responsabilidade assumindo o compromisso de cuidar uns dos outros como a tarefa mais importante do reino de Deus nesta terra. O cuidado do rebanho é muito importante e que os lideres entendam isso e cumpram esta tarefa com alegria e humildade no coração.

Oração:
Pai eterno, por favor, mostra-me onde está meu rebanho e as ovelhas que o senhor quer que eu cuide. Também coloca pessoas em minha vida para cuidar de mim e de minha família. Eu te amo e amo o rebanho, que o Espírito Santo conduza minha vida. Amém!

Um comentário:

  1. Boa amigo...que o Senhor nos dê graça de anunciar TODO o Seu Plano aos outros com zelo e consciencia de que anunciamos para o Seu próprio rebanho.

    ResponderExcluir