Nosso Ano

Nosso Ano

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cuidar e ser cuidado



Escrituras:
Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram pela margem e chegaram lá antes deles. Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou ensinar muitas coisas.
Marcos 6:33-34

Observação:
Uma grande multidão estava de um lado do mar da Galiléia e Jesus com os discípulos decidem passar para outro lado para descansarem, muitos percebem isso e enquanto atravessam o mar de barco a multidão corre pela margem antes deles chegarem. O que Jesus tinha de especial que as pessoas queriam segui-lo? Neste texto vejo duas coisas importantes que Jesus fazia, uma delas é que tinha a visão da necessidade do povo, ele olhou a multidão e viu que estavam sem rumo, sem cuidado e sem direção comparando a um rebanho de ovelhas sem pastor. Jesus sempre teve em mente que o ser humano precisa de cuidado, de ser guiado e nada melhor do que a figura da ovelha e do pastor para ilustrar tal verdade. Outra questão do texto é que Jesus percebendo essa necessidade inicia o ensinamento a multidão, que coisa extraordinária a percepção de Jesus, ninguém pode receber cuidado, nem ser guiado ou ter uma direção sem que haja aprendizado. O texto mostra que quando há uma multidão sem cuidados que caminha perdida precisa de ensino e isso foi tarefa do mestre Jesus, nossa tarefa como seguidores de Cristo é fazer o mesmo.

Aplicação:
Quem nunca precisou ser cuidado por alguém, na vida espiritual somos cuidados por Jesus, mas neste mundo em que vivemos temos que ver Jesus nos cuidando de alguma forma e esta atitude está em todos que seguem o evangelho e fazem parte do reino, nós somos a resposta. Ser cuidado e dispensar cuidados a outros é a marca dos discípulos de Cristo e a grande característica da comunidade que professa fé em Jesus. Há momentos que todos precisam de cuidado e então é hora da igreja que somos nós entrar em ação e cuidar uns dos outros. Jesus disse que deu um novo mandamento que devemos amar assim como ele nos amou. Quem nunca precisou de uma direção ou teve que tomar uma decisão importante necessitando de um conselho que deu rumo à vida? Meu Deus como necessitamos de cuidado e Jesus viu isso. Eu preciso ser cuidado e atentar para alguém que esteja do meu lado que também precisa ser cuidado para que eu seja um discípulo verdadeiro, porque se Cristo está em mim tenho o mesmo sentimento e posso ajudar alguém a viver melhor a vida cristã e aproveitar a vida extraordinária que temos em Jesus.

Oração:
Deus quero ser cuidado e cuidar, me ensine para que eu ensine, quero vida para transmitir vida, as ovelhas precisam de cuidados e quero ser um discípulo cuidador. Obrigado, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário